quinta-feira, 24 de maio de 2012

Como criou o relógio?

Conhecimento prévio  do  grupo 4º ano A                                                           

Existem relógios de vários modos, tem de pulso, de parede, no celular, no computador, ampulheta etc 

Estudos do grupo
“Entre os primeiros relógios, ou horológios em português mais antigo, que se tem conhecimento são os relógios de sol, provavelmente os gnômons. Relógios simples de água ou areia são conhecidos por ter existido na Babilônia e no Egito em torno do século 16 a.C.. A história registra que apareceu na Judeia, mais ou menos em 600 a.C., com os relógios de água (clepsidras) e os relógios de areia (ampulhetas). Em 725 a.C., Yi Xing, um monge budista chinês desenvolveu um relógio mecânico que tinha um complexo sistema de engrenagens e 60 baldes de água que correspondiam aos 60 segundos que fazia uma revolução completa em 24 horas. Em 797 (ou 801), o califa de Bagdá, Harun al-Rashid, presenteou Carlos Magno com um elefante asiático chamado Abul-Abbas, junto ao elefante um relógio mecânico de onde saía um pássaro que anunciava as horas. Isso indica que os primeiros relógios mecânicos provavelmente foram inventados pelos asiáticos. Contudo, embora exista controvérsia sobre a construção do primeiro relógio mecânico, o papa Silvestre II é considerado no mundo ocidental o primeiro inventor.
Outros grandes construtores e aperfeiçoadores de relógios foram Ricardo de Walinfard (1344), Santigo de Dondis (1344), seu filho João de Dondis que ficou conhecido como "Horologius", e Henrique de Vick (1370).
Por volta de 1500, Pedro Henlein, na cidade de Nuremberg, fabrica o primeiro relógio de bolso.
Até que, em 1595, Galileu Galilei descobre a Lei do Pêndulo. Com os relógios mecânicos surge uma grande variedade de técnicas de registro da passagem do tempo. Os relógios deste tipo podem ser de pêndulo, de quartzo ou cronômetros.Os mais precisos são os atómicos.
Os primeiros relógios utilizados foram os relógios de bolso. Eram muito raros e tidos como verdadeiras joias, pois poucos tinham um. Os relógios de bolso eram símbolo da alta aristocracia.
Comenta-se que foi Santos Dumont quem inventou os relógios de pulso. A amizade de Santos Dumont com Louis Cartier vinha do fim do século XIX. Uma noite, Alberto lhe disse que não tinha como ler a hora em pleno vôo em seu relógio de bolso; com o auxílio do mestre relojoeiro Edmond Jaeger, Cartier apresentou uma solução para Santos Dumont, um protótipo do relógio de pulso, em 1904, o qual permitia ver as horas mantendo as mãos nos comandos.”






Elaboração de plano de ação com marcadores de tempo e raciocínio lógico.

EMEF PROFª ESTER CORDEIRO DE SOUZA
PROF° WALTACY
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
PÚBLICO: ALUNOS DOS 4º ANOS A e B
OBJETIVOS:
CONHECER AS NECESSIDADES E MEIOS UTILIZADOS PELO SER HUMANO NA ORGANIZAÇÃO E LOCALIZAÇÃO NO TEMPO, BEM COMO AS TRANSORMAÇÕES E INVENÇÕES DESENCADEADAS A PARTIR DE TAIS NECESSIDADES.CONPREENDER A FUNÇÃO SOCIAL DOS MARCADORES DE TEMPO.

 CONTEÚDO:
  • SISTEMA DE MEDIDA - MARCADORES DE TEMPO – RELÓGIO DE SOL, ÀGUA, BOLSO, PULSO, DIGITAL, ANALÓGICO E ATÔMICO / HORAS, MINUTOS E SEGUNDOS
  • RECURSOS TECNOLÓGICOS
  • RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO
ETAPAS:
  CURIOSIDADE DO EDUCANDO- FORMULAÇÃO DA QUESTÃO
Ø  4º ANO A – QUEM CRIOU O RELÓGIO? COMO SE FAZ UM RELÓGIO?
Ø  4º ANO B  - COMO SURGIU O RELÓGIO? COMO ELE MARCA AS HORAS?
2ª LEVANTAMENTO DAS HIPÓTESES E CONHECIMENTOS PRÉVIOS;
3ª PESQUISA E COLETA DE DADOS - VÁRIOS PORTADORES;
4ª RODA DE CONVERSA PARA A SOCIALIZAÇÃO DOS DADOS OBTIDOS E REFLEXÃO DOS MESMOS; (UTILIZAÇÃO DA LOUSA DIGITAL PARA A SOCIALIZAÇÃO DOS DADOS OBTIDOS E DESCOBERTAS )
4ª CONSTRUÇÃO DE UM MARCADOR DE TEMPO - AMPULHETA COM GARRAFA PET + AREIA.
5ª DETERMINAÇÃO DO TEMPO DE CADA AMPULHETA PRODUZIDA PELOS ALUNOS, (UTILIZAÇÃO DE CRONÔMETRO);
6ª UTILIZAÇÃO DA AMPULHETA NA MARCAÇÃO DO TEMPO DE UM JOGO UTILIZANDO O RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO; (DESAFIOS MATEMÁTICOS).
RECURSOS
ü  INTERNET , LIVROS E REVISTAS
ü  COMPUTADORES
ü  LOUSA DIGITAL
ü  GARRAFA PET
ü  AREIA 
ü  CRONÔMETRO
ü  FITA ADESIVA
ü  PLACAS COM DESAFIOS MATEMÁTICOS
 
AVALIAÇÃO
ATRAVÉS DA PARTICIPAÇÃO EM TODAS AS ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA, DA INTERAÇÃO COM O GRUPO, DA ARGUMENTAÇÃO E EXPOSIÇÃO SOBRE O TEMA ESTUDADO.




Resultados






Nenhum comentário:

Postar um comentário